terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Programação de 2015

Programação completa



Apresentações artísticas:

Segunda-feira 9:30: Pibid Música Unicamp
Segunda-feira 18:30: ProseanDuo
Terça-feira 20:00: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
Quarta-feira 12:00: Isadora Conte Pereira e Mariana Villas Boas Borges
Quarta-feira 19:30: Coral Canarinhos da Terra

Locais:

Terça-feira

Oficina do Marcelo: Auditório do Instituto de Artes
Oficina da Melina: Sala ED03, prédio anexo da Faculdade de Educação
Comunicações orais: Auditórios do Centro de Convenções
Oficina da Lúcia: Sala MU41, Instituto de Artes
Mesa 2: Auditório do Instituto de Artes
Apresentação artística: Auditório do Instituto de Artes

Quarta-feira

Grupos de trabalho
Lucilene:
Cecília:
Sara:

Mesa 3: Auditório do Instituto de Artes
Apresentação artística: Auditório do Instituto de Artes
Oficina da Cecília:
Oficina da Lucilene:
Apresentação artística: Auditório do Instituto de Artes

Quinta-feira

Grupos de trabalho
Lucilene:
Cecília:
Sara:

Conversa aberta: Auditório do Instituto de Artes
Oficina da Cecília:
Oficina da Lucilene:
Encerramento: Auditório do Instituto de Artes



Oficinas

Cecilia Cavalieri França
Planejamento e prática da educação musical
Fundamentos para o ensino de música nas séries iniciais do ensino básico, enfocando a natureza da música e do fazer musical; ênfase na integração de atividades de criação, apreciação e performance e na exploração criativa dos conceitos fundantes – materiais, caráter expressivo e forma.


Lucilene Silva
Música Tradicional da Infância (60 vagas)
A partir da prática de um valioso repertório de brincadeiras tradicionais de vários estados brasileiros, nesta oficina refletiremos sobre a Música Tradicional da Infância brasileira, suas características, gêneros, estilos e formas.

Lucia Figueiredo
Música na escola: projetos e parcerias (40 vagas)
Essa oficina tem como objetivos oferecer aos participantes a oportunidade de desenvolver uma nova forma de olhar para a educação musical dentro do currículo escolar. Abordaremos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e, a partir desse documento, a possibilidade de um trabalho musical com projetos que possam acontecer de forma interdisciplinar na escola. Essa oficina visa, ainda, despertar e incentivar nos participantes o protagonismo na elaboração de seus próprios documentos e projetos.

Marcelo Onofri
Corpo e Voz (30 vagas)
A oficina propõe um trabalho físico baseado em técnicas corporais que desenvolvem a interiorização. Tais técnicas auxiliam na conscientização do corpo, no entendimento da respiração. Aguçar a percepção para apurar o ouvido interno e desenvolver os recursos expressivos do intérprete são alguns dos objetivos desse exercício. Com esse "olhar para dentro" desenvolveremos nossas manifestações artísticas a partir da atitude da fala na voz cantada. A voz será conduzida por uma nova atitude "físico-mental", experimentando novas qualidades na emissão, possibilitanto um maior equilíbrio na interpretação.

Melina Sanchez
Dança e Educação Musical (25 vagas)
Esta oficina apresentará alguns conceitos e promoverá experiências práticas relacionadas à integração das linguagens Dança e Música, com o intuito de gerar reflexões acerca da importância do trabalho corporal expressivo na formação musical e na atuação do educador musical.
Atenção: Comparecer com roupas confortáveis para realizar atividades físicas!

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